blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Byakko


Byakko

O tigre branco é um dos quatro símbolos das constelações chinesas . Às vezes é chamado de Tigre Branco do Oeste (西方白虎, XI FANG Bái Hǔ), e é conhecido como Baihu em chinês , Byakko em japonês , Baekho em coreano e Ho Bch em vietnamita . Ele representa o oeste e da estação do outono.

Origem

Durante a dinastia Han , as pessoas acreditavam que o tigre seria o rei de todos os animais. Segundo a lenda a cauda do tigre iria se transformar em branco quando atingisse a idade de 500 anos. Desta forma, o tigre branco tornou-se uma espécie de criatura mitológica. Dizia-se que o tigre branco que só aparecem quando o imperador governa com a virtude absoluta, ou se houver paz em todo o mundo. Porque a cor branca dos cinco elementos chineses também representa o oeste, o tigre branco, assim, tornou-se um guardião mitológica do oeste.

Citações em Animes e Mangás

YuYu Hakusho: Byakko o Tigre Branco ( 白虎? ) - Um antropomórfico tigre branco que pode transformar partes de seu cabelo em animais menores, absorver a energia da aura e  causar explosões sônicas de fogo de sua boca. Foi derrotado por Kuwabara.




Fushigi Yugi: Byakko é o Tigre Branco, Deus do País de Sairou. Seu elemento é o ar.



Genbu

Genbu

A Tartaruga Negra é um dos quatro símbolos das constelações chinesas . Às vezes é chamado de Guerreiro Negro do Norte (北方玄武, Bei Fang Xuan Wǔ), e é conhecido como Xuanwu em chinês , Genbu em japonês , Hyeonmu em coreano e Vũ Huyen em vietnamita . Ele representa o norte e o inverno. Apesar de seu nome em chinês , Xuánwǔ , é muitas vezes traduzido como Tartaruga Negra em Inglês , é geralmente descrito como um tanto de tartaruga e uma serpente , especificamente com a cobra enrolando a tartaruga.

Origem

Na antiga China , a tartaruga e a cobra foram cnsideradas criaturas espirituais, simbolizando a longevidade. Durante a dinastia Han , as pessoas, muitas vezes usava pingentes de jade que eram em forma de tartarugas. Por causa da antiga influência chinesa no Japão , títulos honoríficos e distintivos no Japão muitas vezes referida a tartaruga ou imagens de tartarugas.

Citações em Animes e Mangás

YuYu Hakusho: Genbu a Tartaruga  de Pedra ( 玄武? ) - Um demônio de pedra com o poder de mover através da solo, como se fosse parte de seu corpo. È derrotado  por Kurama.




Fushigi Yugi: conta a história de duas meninas adolescentes, Miaka e Yui, que são puxados para "O Universo dos Quatro Deuses", um misterioso livro na Biblioteca Nacional. Genbu é a Tartaruga-Serpente Negra, Deus do País de Hokkan.Seu elemeno é a terra. 




Cavaleiros do Zodíaco: Genbu de Libra é um Cavaleiro de Ouro do século XXI. Proclamado como o verdadeiro detentor da Armadura de Libra, ele é um dos únicos Cavaleiros de Ouro deste século que lutam ao lado de Atena.





Tengu


Tengu

Tengu (天狗) são criaturas fantásticas do folclore japonês, uma espécie de duende cujas lendas possuem traços tanto da religião budista quanto xintoísta. Habitam florestas e montanhas. O traço físico mais marcante dos Tengu são seus longos narizes. A maioria deles também possui barba. Alguns Tengus têm cabeças de pássaro; estes eram tidos como grandes artistas marciais.
Acreditava-se que possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma, ventriloquismo, teletransporte e a habilidade singular de penetrar no sonho dos mortais. O Tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem. Eles gostam de pregar peças em sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, as autoridades que usam seu poder ou sabedoria para adquirir fama e os samurais que se tornavam arrogantes. Algumas fontes consideram que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento é que se tornavam Tengu, ao reencarnar. Os Tengu antipatizam com aqueles que contrariam as leis do Dharma.

Aspecto

Tengus eram desenhados de duas formas diferentes:
Os karasu tengu (烏天狗): com o corpo humanóide, mas uma cabeça de corvo.
Os konoha tengu (木の葉天狗): com feições humanas, mas dotados de asas e longos narizes. Os konoha tengu eram representados às vezes carregando uma pena. Máscaras representando seus rostos eram muito usadas em festivais.

Origem histórica

O nome Tengu quer dizer cão do paraíso e possui um equivalente na mitologia chinesa, o Tien Kou (cão celestial). A origem das lenda dos Tengu datam do século VI, logo após o início da expansão do budismo no Japão através de influência da Coréia e da China. Eram particularmente fortes nos arredores do Monte Kurama, onde acreditava-se que ficava a morada do grisalho Sojobo, o rei dos Tengu. As lendas que contam a história do guerreiro Minamoto no Yoshitsune relatam que ele foi aluno do Rei dos Tengu, que teria lhe ensinado habilidades mágicas de esgrima. Existem histórias que descrevem encontros entre Tengu e personagens históricos verídicos como o daimyo Kobayakawa Takakage, que teria conversado com um outro rei dos tengu ao pé do Monte Hiko. Séculos depois, os Tengus começaram a ser considerados formas das divindades xintoístas que guardavam as montanhas.
O papel dos tengu foi mudando drasticamente ao longo do tempo. Em algumas épocas eram tidos como ladrões de crianças, enquanto no período Edo orava-se aos Tengu para que ajudassem a encontrar crianças perdidas. Foram considerados também guardiões de templos.
Ainda durante o período edo, os Tengu eram o tema de várias pinturas no estilo ukiyo-e, nas quais seus longos narizes recebiam uma conotação ora cômica, ora sexual.Tengu também é um monstro do jogo Ragnarok Online, onde ele apresenta as características de um "konoha tengu", não demonstra nenhuma das habilidades descritas acima, porém é um bom resgate da cultura nipônica, utilizado por coreanos.

Citações em Animes e Mangás
Nurarihyon no Mago: Um dos personagens da série é um Karasu Tengu.




Karasu Tengu Kabuto: Aqueles que têm o sangue do Karasu Tengu (Crow Goblin) em suas veias deve sempre lutar contra os poderes das trevas. Junto com outros quatro santos ninja guerreiros Genbu (Black Tortoise Snaky), Suzaku (Red Phoenix), Seiryu (Blue Dragon), Byakko (Tigre Branco), Karasu Tengu Kabuto luta contra o deus do mal Kuroyasha (Black demônio da noite) Doki e seus subordinados como Junin-shu (Top Ten Warriors). A batalha continua através das gerações: no segundo volume do mangá, filho de Kabuto faz uma aparição como o segundo Karasu Tengu.




Pokemon: shiftry é um pokemon baseado em tengu.




Hitorys Strongest Disciple Kenichi: Um tengu aparece em Hitorys Strongest Disciple Kenichi.

Rosario to Vampire : Um Tengu aparece também, na série de mangá retratado com uma mascára Tengu, que esconde seu rosto exatamente igual à mascára. No mangá, não é retratado com asas.

Outras Citações

AdventureQuest Worlds: Tengu apareceu como um montro do jogo AdventureQuest Worlds, onde ele novamente apresenta caracteristicas de um "konoha tengu", novamente não possui nenhuma das habilidades descritar acima, sua aparição se deve ao fato de um dos donos da empresa ter feito uma viagem ao japão.
Dead or Alive 2: Tengu aparece como boss [ultimo adversário] no jogo DOA2 .
Touhou Project: Aya Shameimaru é uma tengu fotógrafa em forma de garota na série de jogos. Algumas vezes representada com asas de corvo, Aya vive numa montanha e carrega um leque capaz de criar poderosas rajadas de vento. Assume-se que Momiji Inubashiri, outra garota da série, também seja uma tengu.
Megaman Battle Networ 6 Falzar : Ele tambem aparece com Tenguman em Megaman Battle Networ 6 Falzar, ele é um jogador usavel.
Eve Online: Tengu é o nome dado a uma espaçonave de terceira geração da classe Cruiser.
Aparecem no filme Mighty Morphy Power Rangers - The movie, desenhados por Joseph Porro
Tengu também é utilizado nos quadrinhos de Batman, logo após o arco "A queda do morcego", quando um Bruce Wayne - já fora de forma e sem os reflexos necessários para ser Batman - procura Lady Shiva para treiná-lo. Ela é uma assassina internacional cujo único propósito é provar em vida que é a melhor lutadora do mundo. Ela usa a máscara de Tengu (uma alusão ao morcego) para matar um mestre de artes marciais, que tem 7 discípulos que tentam vingar sua morte. Mas quem usa a máscara de Tengu e tem que enfrentá-los é o Bruce Wayne, como um jogo de vida e morte arquitetado pela sua mortífera "sensei".

domingo, 23 de dezembro de 2012

Kappa


Kappa

Kappa (河童?), Gataro (川太郎?) ou ainda Kawako (川子?) é o nome de um youkai aquático do folclore japonês. Ele pode ser tanto benéfico quanto maléfico e os japoneses acreditam que há algumas maneiras de se proteger contra um kappa maldoso. Os kappa deram também seu nome a uma forma de sushi e a uma série de animação (Kappa Mikey).

Forma física

É um espírito anfíbio do folclore japonês. Quando plenamente desenvolvido, um kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos e ele é emafrodita. Sua pele é escamosa e verde-amarelada; tem cara de macaco, costas de tartaruga; as mãos e os pés têm membranas, para nadar mais facilmente. Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenaturais e sua força extraordinária quando está em terra.

Comportamento

Os kappas vivem em rios, lagos e lagoas, mas nunca hesitam em subir a terra firme em busca de sua presa. Tradicionalmente os contos retratam-nos como mal-intencionados, ávidos por sugar as entranhas de sua vítima e beber seu sangue. Diz-se que adoram especialmente o fígado humano. Mas também são representados como inteligentes e honrados. Diz-se que a humanidade aprendeu a arte de curar fratutas de ossos com um kappa, que ofereceu esse conhecimento em troca do seu braço amputado em uma de suas aventuras de pilhagem. Os braços e as pernas de um kappa, quando presos de novo ao corpo, ficam como novos em questão de dias.

Proteção

O melhor método para subjugar um kappa é cumprimentá-lo muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses. Como é uma cortesia fora do comum, o kappa vai sentir-se obrigado a curvar a cabeça, em resposta. Após vários cumprimentos com a cabeça, todo o líquido (que lhe dá poderes e força, fora da água) terá se derramado do topo de seu crânio e ele será forçado a voltar ao seu lar aquático. Outra estratégia para aplacar um kappa mal-intencionado é dar-lhe pepinos para comer, pois trata-se de seu alimento predileto. Diz-se que riscar o nome dos familiares na casca de pepinos e depois jogá-los dentro da água protege essas pessoa contra os kappas, que, ao aceitarem os pepinos para comer, ficam moralmente obrigados a não fazer mal a essas pessoas.

Kappa maki

Essa ligação lendária entre kappas e pepinos tornou-se um elemento tão arraigado na cultura japonesa que o sushi recheado com pepino é hoje é chamado de kappa maki.

Citações em Animes e Mangás

Naruto: o bijuu de três caudas é uma criatura semelhante a um kappa, porém apresenta três caudas e uma concha de ostra na cabeça (porém com espinhos nas bordas), foi selado em um jinchuuriki da vila da névoa, o Yondaime Mizukage, cujo nome é Yagura.




Digimon : Sagomon e Shawjamon são Digimon inspirados nos kappas.


Pokémon : Lombre é um Pokémon inspirado nos kappas.




Touhou Project : Nitori Kawashiro é uma kappa. Enquanto que em forma de garota, ela ainda conserva características dos kappa do folclore: vive num rio, adora pepinos, e usa uma grande mochila que assemelha-se a um casco de tartaruga.



Sgt. Keroro:  No anime Sgt. Keroro, costumam chamar um alienígena de kappa.

Super Onze: Episódio 100 - Um pseudokappa jogador de futebol.


Arakawa Under The Bridge: a personagem Kappa é o chefe dos que moram debaixo da ponte do rio Arakawa.




Nurarihyon no Mago: O Kappa também é um dos personagens no anime Nurarihyon no Mago.





Outras Citações

Super Mario: os principais inimigos a serem combatidos são chamados Koppas (com o) e possuem características em comum com os Kappas.

Harvest Moon - nos jogos Harvest Moon: Friends of Mineral Town e More Friends of Mineral Town, um Kapa é encontrado em um lago, mas só pode ser visto se for jogado um pepino nesse lago. ele sobe à superfície e pede para ser deixado em paz. Depois de dar dez pepinos à criatura, ele te dá uma Power Berry especial, que te ajuda em dias de chuva. Um quadro com o Kappa pintado também pode ser encontrado dentro da casa de Jeff, ele próprio pintou o quadro.
Harry Potter - No terceiro ano, o professor Lupin ensina para seus alunos sobre os kappas.
O Kappa também aparece no filme Hellboy: Sword of Storms onde um velho joga pepinos com os nomes dos seus familiares restantes no lago. E ele diz que os monstros os deixam em paz por um ano.


Yuki-onna


Yuki-onna

Yuki-onna (雪女? mulher da neve) é um espírito ou youkai encontrado no folclore japonês. É uma figura muito comum na animação, mangá e literatura japonesas.
Segundo o folclore, as Yuki-Onna cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em muitas lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.

Citações em Animes e Mangás

Yu Yu Hakusho: Yukina é uma mulher de gelo e irmã gêmea de Hiei.




Rosario + Vampire: Mizore é uma mulher de gelo igual a sua mãe. As duas nasceram e moram no país das mulheres de gelo.



Bleach: a zanpakutou de Rukia, Sode no Shirayuki, é uma mulher de gelo.




Nurarihyon no Mago: existe uma Yuki-Onna conhecida como Tsurara Oikawa.




Pokémon: existe um Pokémon chamado Froslass que é baseado numa Yuki-Onna.




Sakurahime Kaden: existe uma Yuki-Onna que bebeu sangue de anão, Asaguiri





Touhou Project : Letty Whiterock é uma yuki-onna. Apesar de atacar o jogador, aparentemente não tem más-intenções.