blog

domingo, 30 de setembro de 2012

Kusanagi


Kusanagi-no-Tsurugi

Kusanagi-no-Tsurugi (草薙の剣?) é uma lendária espada japonesa é tão importante na história do Japão como Excalibur é importante para a Grã-Bretanha, e é um dos três Privilégios reais do Japão (Imperial Regalia of Japan). Também é chamada de Ama-no-Murakumo-no-Tsurugi (天叢雲剣,"Espada que Colhe as Nuvens do Céu"), mas é popularmente chamada de Kusanagi-no-Tsurugi ou Tsumugari-no-Tachi (草なぎはツル).
Lendas
De acordo com o Kojiki, o Deus japonês Susanoo encontrou a família de Kunitsukami (Deus da terra) de luto, na Izumo(província). Quando Susanoo perguntou a Ashinazuchi, ele lhe disse que sua família estava sendo devastada pelo terrível Yamata no Orochi, uma serpente de oito cabeças, que comeu sete das suas oito filhas. Ele preparou oito vasos de sake (vinho feito de arroz) e colocou cada uma em uma plataforma individual atrás dos oito portões. Orochi caiu na isca e colocou cada uma das cabeças nas plataformas com sake. Com essa distração, Susanoo cortou as oito cabeças da besta. Ele cortou cada cabeça para depois cortar as quatro caldas. Na quarta cauda, ele descobriu que a grande espada de dentro do corpo da criatura se chamava Ama-no-Murakumo-no-Tsurugi, ele levou a espada á Amaterasu.
Gerações depois, Imperador Keiko, o 12º imperador do Japão, essa espada foi dada ao grande guerreiro Yamato Takeru como parte dos presentes do seu tio, Yamatohime que morava no Santuário de Isu, para proteger seu sobrinho nos périodos perigosos.
Citações em Animes e Mangás
Naruto: um anime/manga, um vilão chamado Orochimaru e capaz de soltar a Kusanagi de uma cobra que sai da boca dele. Posteriormente aparece uma nova versão com o mesmo nome carregada nas costas pelo anti-herói Uchiha Sasuke, dizendo ser tão afiada que pode cortar diamantes.



Usagi  Yojimbo:  um quadrinho, tem uma história de um "arc" chamado Grasscutter I & II que altamente influenciado pela Kusanagi.



Outras Citações

The King of Fighters: O primeiro arco da série The King of Fighters é baseado na lenda de Susanoo. O protagonista da série é Kyo Kusanagi seu arquirrival Iori Yagami e Chizuru Kagura unem forças para derrotar Orochi, em uma luta que se estende por 1800 anos.
Em Okami, um jogo para Playstation 2, um guerreiro da tribo Oina tira a Kusanagi de um pedestal
parecido com o da Excaliibur, porém o nome da espada é Tsukuyomi, que é a deus xintoìsta da lua.
Em Tales of Symphonia, um jogo para Nintendo GameCube, a cada vitória sucessiva contra um Sword
Dancer o jogador e recompensado com o espelho Yata no Kagami, uma gema Yasakani no Magatama e uma lamina Kusanagi.
Kyuden: um livro fictício, um homem chamado Scott tenta roubar um dos três itens sagrados do Japão para ajudar um homem à virar o imperador mais poderoso de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário