blog

domingo, 16 de dezembro de 2012

Youkai

Yōkai
Yōkai (妖怪 lit. demônioespírito ou monstro), também escrito como yokai e youkai, é uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês, que inclui o oni (ogro), a kitsune (raposa) e a Yuki-onna (mulher da neve). Alguns são humanos com características de animais, ou o contrário, como o Kappa (criança do rio) e o Tengu (cães sagrados). Um yōkai geralmente tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual, e assim encontros com humanos tendem a ser perigosos. Um yōkai que tem a habilidade de se transformar é chamado de obake. O termo yōkai é ambíguo, e pode ser usado para designar todo tipo de monstro e criatura sobrenatural.
Citações em animes e mangás
Apesar de ser quase desconhecido no Brasil, Shigeru Mizuki foi o mangaka que popularizou estas criaturas através de seu grande sucesso Ge Ge Ge no Kitaro em uma época na qual o cientificismo forte do pós-guerra japonês estava levando estas criaturas do imaginário popular a serem ignoradas como meras superstições. Além da importância cultural e sociológica do tema, os youkais estimulam a criatividade dos artistas japoneses em todos os tempos.
Os youkai estão presentes nas pinturas ukiyo-e Gazu Hyakki Yagyō ou Ezu Hyakki Yakō de Sekien Toriyama. Em romances como Kwaidan de Yakumo Koizumi — pseudônimo do pesquisador inglês, Lafcadio Hearn e Ubume no Natsu de Natsuhiko Kyōgoku.
Ge Ge Ge no Kitarō: série criada em 1959 por Shigeru Mizuki.  O título da história original é Hakaba não Kitaro ( 场鬼太? ) , que literalmente significa "Kitaro (do) cemitério". Em 1966, renomeado para Gegege-no-Kitaro. Kitaro é um  menino youkai  nascido em um cemitério Ele está ausente de seu olho esquerdo, mas seu cabelo normalmente cobre o espaço vazio. Ele luta pela paz entre os seres humanos e youkais.



Dororo: série criada em 1960 por Osamu Tezuka. O anime (1969) baseado no mangá consiste de 26 episódios de meia hora. "Dororo" é um manga , que gira em torno de um ronin , durante o  período Sengoku . Ele nasceu mal formado, sem membros e sem características faciais ou órgãos internos. Este foi o resultado de seu nascimento por seu  pai daymio Daigo Kagemitsu forjar um pacto com 48 demônios selados para que ele possa governar o mundo. Em troca, ele prometeu aos demônios cada um poderia obter um pedaço do corpo de seu filho em gestação. Isto lhes permitiu vagar atrocidades livres e cometer ao longo do campo. Depois que sua mãe foi obrigada a colocá-lo à deriva no rio, para não ser morto por seu pai, o bebê foi posteriormente encontrado e criado por Dr. Honma, um medico que cura usado métodos mágicos e alquímicos para dar à criança próteses criados a partir de os restos de crianças que morreram na guerra. O menino tornou-se quase invencível contra qualquer golpe mortal como resultado das próteses e magia de cura. Enxertado em seu braço esquerdo tinha uma lâmina muito especial que um contador de histórias viajante apresentou ao Dr. Honma, acreditando que estava destinado a ser de sua posse, uma vez que desde o menino tinha sido descoberto, o médico tinha sido visitado por goblins . Como revelado em um conto sobre a origem da lâmina, a lâmina foi forjada por vingança para matar goblins, bem como outras entidades sobrenaturais.
Depois que o médico foi obrigado a enviá-lo em seu caminho, porque ele estava atraindo demônios, o jovem aprendeu uma voz fantasmagórica da maldição que havia sobre ele desde o nascimento e que ao matar os demônios responsáveis ​​ele poderia recuperar as peças roubadas de seu corpo e, assim, recuperar sua humanidade. Através de suas viagens, ele ganhou o nome de "Hyakkimaru" ( 百鬼丸? ) entre outros nomes de sua natureza desumana. Em um caça como de um demônio, Hyakkimaru  se deparou com um jovem ladrão órfão chamado Dororo que depois viaja ao seu lado através do campo devastado pela guerra.


Ushio to Tora: de Kazuhiro Fujita, Ushio é um garoto de 14 anos e sempre ouve histórias sobre a antiga lança da besta (Kemono no Yari) que aprisionou um demônio há 500 anos atrás. Um dia, tropeça e cai em um porão. Dentro dele, descobre o mesmo demônio que tinha sido preso 500 anos atrás, vivo e imovél, preso com a lança no ombro, e o único que podia tirar a lança de lá era um ser humano. Ao retirar a lança, grandes confusões começam, o menino e o demônio (chamdo depois de Tora) se tornam grandes amigos.



Yu Yu Hakusho: A série conta a história de  Yusuke Urameshi , um adolescente delinquente que é atingido e morto por um carro ao tentar salvar a vida de uma criança. Após uma série de testes apresentados a ele por Koenma , o filho do governante do submundo. Após a morte, Yusuke é revivido e nomeado com o título de "Detetive Sobrenatural", com o qual ele deve investigar vários casos envolvendo demônios e aparições no mundo humano.



InuYasha: ( 犬夜叉? ) , também conhecido como InuYasha, um Conto de Fadas Feudal ( 戦国御伽草子犬夜叉 Sengoku Otogizōshi InuYasha ? ) , é um série de manga japonês   escrita e ilustrada por Rumiko Takahashi . Ele estreou na Weekly Shonen Sunday em 13 de novembro de 1996 e concluído em 18 de junho de 2008. A série segue o metade demônio , InuYasha , e uma adolescente de Tóquio , Kagome Higurashi , que é transportado para o período Sengoku , onde ela conhece ele. Quando um monstro do que era tenta levar a Jóia de Quatro Almas, um artefato mágico incorporado a Kagome, ela acidentalmente divide a Jóia em cacos diferentes, que estão dispersos em todo o Japão. InuYasha e Kagome começar a viajar para recuperá-lo, ganhando aliados e inimigos ao longo da jornada.






Jigoku Sensei Nube:  A série segue Meisuke Nueno ( 鵺野鸣介 Nueno Meisuke ? ) , também conhecido como Nube ( ~ ~? ) , o professor da classe 5-3 na Domori Fundamental ( 童守小学校 Domori Shōgakkō ? ) . Mais do que um professor, no entanto, ele é um hábil exorcista , protegendo a cidade de Domori de sobrenaturais ameaças com força emprestado de um poderoso demônio selado em sua mão esquerda, uma técnica que ele chama de Mão do Demônio ( 鬼の手 Oni não Te ? ) .






Mokke : A série gira em torno de encontros das irmãs Hibara 'com demônios e espíritos japoneses . A irmã mais velha, Shizuru, tem a capacidade de ver essas aparições, enquanto a irmã mais nova, Mizuki, tem uma tendência a tornar-se possuído por eles. Eles vivem no campo, porque seus pais não foram capazes de lidar com suas habilidades sobrenaturais; seu avô é um especialista em tais assuntos. Através de seus encontros com o sobrenatural, Mizuki e Shizuru aprendem sobre si mesmas e do mundo em geral








×××HOLiC : é um mangá Seinen escrito e ilustrado pelo grupo de autores de mangá conhecido como clamp . A sériegira em torno Kimihiro Watanuki , um estudante de ensino médio perturbado por sua capacidade de ver o sobrenatural, que atende Yuko Ichihara , uma bruxa que possui uma compulsão de desejos compras. Watanuki pedidos para ter sua capacidade de ver espíritos removido e, como pagamento, Yuko o contrata para trabalhar na loja, resultando em vários encontros sobrenaturais.



Tactics: Situado no Japão, durante o período Taishō , Tactics é a história de Kantarou Ichinomiya, um jovem com a habilidade de ver youkai e outras bestas míticas. Quando ele era criança, essa capacidade resultou em ele ser condenado ao ostracismo por seres humanos. Seus amigos youkais disseram-lhe que, a fim de ser mais forte, ele deve encontrar o oni -eating tengu . O jovem então Kantarou parte para encontrá-lo e nomeá-lo. Ao nomear um, um ser humano se torna o seu mestre e o nome no contrato  só é quebrado se o mestre escolhe. Quando Kantarou cresce, ele descobre uma carreira como folclorista e um part-time exorcista , ao lado de seu amigo youkai Yoko. Uma atribuição leva Kantarou a uma montanha onde um santuário marca o lugar onde o tengu havia sido selada. Invocando o tengu pelo nome Haruka , Kantarou quebra o selo e se torna mestre de Haruka. Conforme o tempo passa, Kantarou, Yoko, e Haruka desenvolvem uma estreita amizade. No entanto, esta relação é ameaçada pelas lembranças de Haruka e seu desejo de saber mais sobre o seu passado.





Nurarihyon no Mago : Rikuo Nura, é humano e 1/4 Youkai (demônio), mora em uma casa cheia de youkais junto com seu avô. Tentando escapar de seu destino como um demônio, ele faz boas obras, a fim de evitar tornar-se um. Apesar do desejo de seu avô para sucedê-lo como mestre do clã Youkai Nura. Ele finalmente chega a um acordo com o seu sangue demônio e decide assumir a posição de jovem chefe do clã Nura. Várias facções com isso tentam pará-lo ou ultrapassar a sua posição. Ele pretende reunir um novo Hyakki Yako (grupo de Youkais) sob sua bandeira de "Medo". Tendo como finalidade ajudar tanto o mundo dos Youkais quanto o mundo dos humanos.




Outras Citações 

Em séries live-action como Kamen Rider Hibiki. 
Filmes como Sakuya Yōkai-den (2000) e Kwaidan (1965)





Um comentário: